A importância vital do CRECI para o mercado imobiliário

Compreendendo o termo

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) emerge como um regulador multifuncional, promovendo benefícios extensivos aos profissionais do ramo, consumidores e ao mercado imobiliário em sua totalidade. Instituído oficialmente em 1962, sob a sigla CRECI, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis assume a missão de regulamentar e fiscalizar a atuação dos corretores e das imobiliárias.

De acordo com a Lei Federal 6530/78, torna-se mandatório que todos os corretores estejam devidamente registrados no CRECI de seus estados para exercerem a profissão. O objetivo primordial deste órgão consiste em garantir a habilitação e capacitação adequadas dos profissionais que integram o mercado imobiliário, assegurando, assim, a excelência nos serviços prestados e a proteção dos consumidores.

Funcionalidades do órgão

O registro no CRECI não apenas proporciona segurança às transações imobiliárias, mas também confere ao consumidor a certeza de lidar com um corretor credenciado e competente, promovendo, por conseguinte, negociações mais tranquilas e seguras.

O papel preponderante desempenhado pelo CRECI no cenário imobiliário abrange diversas vertentes, destacando-se a proteção ao consumidor, que zela pela formação e qualificação adequadas dos profissionais; a promoção da qualidade do serviço, pautada na ética profissional, conduta adequada nas transações e capacitação contínua; a regularização do mercado, mantendo a ordem e a transparência e inibindo práticas ilegais; e a resolução de conflitos, proporcionando aos clientes meios imparciais e justos para lidar com queixas ou disputas.

Oportunidades para o mercado imobiliário

Em suma, a obtenção do CRECI revela-se essencial para assegurar a legalidade e a qualidade dos serviços prestados pelos corretores. Este registro não apenas atesta a competência técnica do profissional, mas também resguarda os interesses dos clientes e dos próprios corretores. Ao estabelecer padrões éticos e técnicos, o Conselho fomenta a transparência nas transações imobiliárias, consolidando a confiança no mercado. A exigência deste certificado não apenas eleva a profissão, mas também reconhece a importância do conhecimento especializado, contribuindo para a construção de um mercado imobiliário mais sólido e confiável.

Fonte: TecImob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *