BIM-BR: tecnologia digital na construção

Na última segunda-feira, dia 22, o presidente da República assinou o decreto que estabelece a criação da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, uma iniciativa que promete revolucionar o modo como projetos de construção são concebidos e executados no país.

O Que é BIM?

BIM, ou Modelagem de Informação da Construção, é a sigla em inglês para “Building Information Modelling”. Essa tecnologia representa um conjunto integrado de processos e ferramentas que permite a criação, utilização, atualização e compartilhamento colaborativo de modelos digitais de construção. Em essência, antes mesmo de uma obra ser concretizada, é possível criar uma “construção virtual”. O BIM vai além, permitindo simular o impacto ambiental, incluindo a utilização de carbono associada a cada projeto.

O Decreto na Reunião do CNDI

O decreto foi formalmente assinado durante a reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que também marcou o lançamento da Nova Indústria Brasil. Esse movimento estratégico visa impulsionar a transformação digital no setor da construção, resultando em eficiência operacional, redução de custos e práticas mais sustentáveis.

Três Grandes Ações da Estratégia BIM-BR

A Estratégia BIM-BR, parte integrante da Nova Indústria Brasil, possui três pilares fundamentais:

  1. Uso do BIM em Obras Públicas: Esta ação visa estruturar o setor público para adotar a modelagem, alinhando-se com a nova legislação de licitações e contratos. A expectativa é otimizar o desenvolvimento e execução de projetos governamentais, tornando-os mais eficientes e transparentes.
  2. Capacitação e Formação Profissional em BIM: O segundo pilar concentra-se na educação e formação de profissionais, alinhando a política educacional às demandas da transformação digital na construção civil. Isso inclui ajustes na grade curricular de cursos de engenharia, tanto de graduação quanto de pós-graduação e ensino profissionalizante.
  3. Estímulo ao Desenvolvimento de Novas Aplicações em BIM: A estratégia não apenas promove o uso da tecnologia existente, mas também busca fomentar a inovação. Apoiando o desenvolvimento de novas aplicações em BIM, a iniciativa cria um ambiente competitivo e abre portas para que mais desenvolvedores participem do mercado de softwares de modelagem de informação da construção.

Em suma, a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM representa um salto significativo na modernização do setor da construção no Brasil, proporcionando benefícios tanto em termos de eficiência quanto de sustentabilidade. A integração do BIM promete ser um divisor de águas, moldando o futuro das obras civis no país.

Fonte: MDIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *