Transforme sua imobiliária em uma empresa de crescimento exponencial

Tenha os mesmo diferenciais das imobiliárias digitais e acelere o seu crescimento através do aumento de captação e conversão de aluguéis.

Até pouco tempo, levava-se anos, até décadas, para construir uma carteira de locação consolidada. Porém, recentemente algumas startups conseguiram quebrar este paradigma, crescendo de forma exponencial o número de locações, alugando em um único mês a mesma quantidade de imóveis o que as grandes imobiliárias levaram a vida toda. Mas o que essas empresas fizeram de tão diferente para conseguir estes resultados extraordinários? É exatamente isso que vamos analisar neste post.

1 – Segmentação de tarefas:

Se nas imobiliárias tradicionais a mesma pessoa faz diversas tarefas, nas startups cada atividade é responsabilidade de uma área. Sabe aquela figura do corretor que trabalha com venda e locação, além de captar imóveis, tirar fotos, realizar o cadastro no sistema, atender telefone, acompanhar as visitas e negociar? Nas imobiliárias digitais ela não existe. Venda e locação são braços totalmente distintos, assim como captação e efetivação de negócios. Em cada atividade do processo de locação existem pessoas especialistas.

Essas empresas possuem uma rede de indicação de imóveis para gerar oportunidades de captação, um time de inside sales* para captar imóveis, uma rede de fotógrafos para melhorar a qualidade das imagens, sendo os corretores responsáveis somente por acompanhar o cliente na visita, uma vez que o agendamento, negociação e a análise de crédito são realizadas na própria plataforma.

Por que devo considerar isso na minha empresa?

Enquanto um corretor está captando, ele não consegue atender um cliente e quando ele está realizando uma visita, ele não pode ligar para um proprietário. Logo ele tende a se tornar mais improdutivo. Além disso, pessoas generalistas não dominam tanto um processo como os especialistas, tornando mais ineficiente a entrega de resultados e, consequentemente, diminuindo o número de locações mensais da sua imobiliária.

2 – Padronização de processos

Outro paradigma quebrado pelas startups foi a padronização de processos. Enquanto muitas imobiliárias imaginam que vão perder negócios se não se adaptarem a cada cliente, essas empresas alugam milhares de imóveis por mês sendo inflexíveis em vários pontos. Todo boleto vence no mesmo dia, os repasses aos proprietários são realizados na mesma data, o modelo de locação é uniforme e as condições de pagamento também. E essas padronizações não são ao acaso. Para acelerar o crescimento de qualquer empresa é necessário criar padrões de negócios, que facilitam a comunicação junto ao cliente e o controle administrativo, aumentando o nível de qualidade do serviço prestado.

Por que devo considerar isso na minha empresa?

A padronização de processos é responsável por tornar a rotina e atividades de uma empresa uniformes. Ao implementar padrões no modo de se trabalhar, torna-se mais fácil colocar em prática uma operação consistente e produtiva.

3 – Proposta de valor única tanto para o inquilino quanto no proprietário

Além de segmentar tarefas e padronizarem os processos, as startups investem em diferenciais claros para todos os clientes. Para o proprietário oferece o aluguel pontual, garantindo em dia o pagamento durante todo o contrato. Essa proposta de valor única permite criar uma cultura dentro da empresa, fortalecendo a marca e aumentando as captações, uma vez que tira fricção no processo de prospecção. Mas não basta somente captar imóveis se eles não forem alugados rapidamente, por isso para alugar com uma imobiliária digital todo o processo é simples e rápido, com agendamento de visita online, análise de crédito em segundos, assinatura eletrônica dos documentos e não é exigida nenhuma modalidade de garantia no contrato, o que torna o aluguel muito menos burocrático e aumenta a atratividade daqueles que desejam mudar de imóvel.

Por que devo considerar isso na minha empresa?

São os diferenciais que fazem as empresas se destacarem no mercado e tiram fricção na captação e conversão de aluguel, consequentemente, potencializam o crescimento exponencial. Também não basta só focar no proprietário, essa visão fazia sentido quando existia a política de exclusividade. Hoje em dia captar é 50% do processo e alugar outros 50%, pois o mesmo imóvel está em várias imobiliárias, inclusive nas digitais.